8 livros de fantasia e ficção científica que vão virar filmes em 2013

Nem só de Tolkien e Rowling vive o cinema de cunho fantástico. Em 2013, será lançado um número impressionante de filmes inspirados em obras de ficção científica e fantasia. Confira uma lista de obras que se tornaram roteiros e saiba o que ler antes de encarar a fila da pipoca:

1. Ender’s Game, de Orson Scott Card
Um dos filmes mais aguardados do ano, Ender’s Game é a história de Ender, um jovem brilhante que é a única esperança de salvar o planeta de invasores alienígenas. No Brasil, o filme ganhou o nome O Jogo do Exterminador.
Estreia: 1º de novembro

2. Sangue Quente, de Isaac Marion
O filme nem lançou e já é um clássico da adaptação de títulos: o original Warm Bodies virouMeu Namorado é um Zumbi nas terras brasileiras. Como dá para imaginar, o enredo trata da inesperada paixão de R, um zumbi, pela namorada de uma de suas vítimas. Humor, romance e mortos-vivos: o que seria da vida sem eles?
Estreia: 8 de fevereiro

3. Os Instrumentos Mortais, de Cassandra Claire
A autora de fanfictions publicou sua própria história sobre uma jovem que descobre ser descendente de um clã de caçadores de demônios. O longa, que ainda não foi filmado, mas já tem data de lançamento mundial, é dirigido por Harald Zwart, responsável por Karate Kid.
Estreia: 23 de agosto de 2013

4. R.I.P.D., de Matt Lunsford
Originado de uma graphic novel meio obscura de mesmo nome, o longa ganhou o nome provisório Agentes de Outro Mundo em Portugal. Trata-se de uma aventura de policiais mortos que têm como objetivo matar zumbis. No elenco, Jeff Bridges e Ryan Reynolds, o Lanterna Verde.
Estreia: prevista para julho nos Estados Unidos

5. O Hobbit – A Desolação de Smaug
A segunda parte da aventura de Bilbo vai narrar o esperado encontro do hobbit com o dragão Smaug, um dos principais acontecimentos da trama imaginada por Tolkien. A parte ruim? Só vai dar para conferir em dezembro.
Estreia: 20 de dezembro

6. A Hospedeira, de Stephanie Meyer
Não precisa se encolher só de ver o nome da autora de Crepúsculo aí em cima; essa história é sobre alienígenas (e não, eles não brilham). O corpo da jovem Melanie Stryder se torna o lar de um alien cuja raça está dominando a Terra. A direção é de Andrew Niccol, responsável pelo clássico de ficção científica Gattaca. Mas já vamos avisando: os triângulos amorosos malucos estão lá. Ah, Stephanie.
Estreia: prevista para 29 de março 2013 no Brasil

7. The Spook’s Apprentice, de Joseph Delaney
O filme, que ganhou o título The Seventh Son, é uma adaptação do romance de Delaney sobre um garoto de 13 anos que vive com sua enorme família em uma região rural. Por ser o sétimo filho de um sétimo filho, ele tem o poder de enxergar fantasmas e outras criaturas mágicas. 
Estreia: 
prevista para outubro nos Estados Unidos

8. Odd Thomas
Inspirado no livro de mesmo nome, o filme já foi finalizado, mas não tem data de lançamento. Trata-se da história de um jovem que pode conversar com os mortos e é procurado por um estranho homem de encapuzado que promete transformar sua vida em um caos. O longa é protagonizado por Anton Yelchin, que participou o longa de Star Trek como o carismático Chekov.
Estreia: indefinida

Bônus: dois filmes para esperar ansiosamente

As adaptações para o cinema de Neuromancer e Ready Player One não devem sair este ano, mas vale ler os livros (e virar fã) bem antes do lançamento. O primeiro, escrito por William Gibson, é um clássico da ficção científica, acumulador de prêmios literários e considerado  o pai do movimento cyberpunk. Já Ready Player One, de Ernest Clive, é recente – foi publicado em 2011 – mas já conquista espaço importante entre os fãs de ficção científica. Apesar de se passar em um planeta Terra destruído pela falta de combustíveis fósseis, o livro está recheado de referências aos anos 80 e videogames, e foi descrito pela crítica como “uma mistura entre Willy Wonka e Matrix”. Imperdível.

Fonte:http://super.abril.com.br/blogs/nerdices/8-livros-de-fantasia-e-ficcao-cientifica-que-vao-virar-filmes-em-2013/

Posted under: Cinema, Curiosidades, Notícias